Ano Novo Astrológico

Ano Novo Astrológico

Eu sei que você vai dizer que o Ano Novo já passou. Mas para nós, astrólogos, estudantes e amigos da Astrologia, o ano começa hoje, quando o Sol chega a 0º de Áries. Ele acontece no equinócio de outono para o hemisfério sul e equinócio de primavera, no hemisfério norte.

Este é o momento do ano em que os dois hemisférios do planeta recebem a mesma quantidade de luz solar, fazendo com que o dia e a noite tenham a mesma duração e este era motivo para muitos povos celebrarem, dentre eles os celtas e outros povos europeus da era pré-cristã, pois era para eles momentos muito significativos de integração com as forças da natureza e do universo e quando os princípios feminino e masculino se uniam. Sumérios e Babilônios também realizavam suas festividades de gratidão ao que lhes haviam sido concedidos no ciclo findado e pela esperança de prosperidade e fecundidade no novo ciclo.

Tamanha importância tinha esses movimentos solares que muitos monumentos foram levantados representando este evento, como Stonehenge e Newgrange.

Com a vida moderna, nosso calendário, nossa cultura, perdemos essa integração com os ritmos e ciclos da natureza e do cosmo. Mas podemos de alguma forma re-significar este momento do Ano Novo Astrológico, de uma maneira particular, chamando os amigos que tenham interesses em comum para celebrar, com fogueira, velas, pedras, flores, frutas, alegria e gratidão.

Ou solitariamente, fazendo dele um momento de reflexão, de gratidão pelo ciclo que passou e pelo novo ciclo que se inicia, deixando este momento nos renovar. 

Não fosse pelo Papa Gregório XIII que implantou o calendário gregoriano e fixou o início do ano em 1 de janeiro, estaríamos na data de hoje, quem sabe, nos mobilizando,  comprando roupas brancas, flores, velas, viagens, reunindo os amigos e a família para celebrarmos o início de um novo ano. Mas talvez, o fato de não ser assim, torne esta data ainda mais peculiar, pois seu significado para nós, acabou se preservando justamente por não ter caído no lugar comum e termina sendo uma data muito especial para nós que respeitamos a Astrologia e que buscamos compreender e fluir com os ciclos planetários.

Seja considerando ou não como um novo ano, você pode integrar este singelo simbolismo se propondo a uma reflexão, a um planejamento do novo ciclo que se inicia, sabendo principalmente que já amanhã iniciamos (amanhã, 20/03 às 18:58) com mercúrio retrógrado, sendo prudente atentarmos com as questões de nossa comunicação, tomando maior cuidado com aparelhos eletrônicos,etc e quem sabe, se dedicando a retomar projetos começados e engavetados ou finalizando pendências até dia 29/03, quando ele entra em movimento direto.

Seja qual for o modo como você escolha passar este dia, que você consiga fazê-lo pleno e aproveite este momento ariano para resgatar sua garra para encarar os desafios e as oportunidades deste novo ciclo que se inicia.

Que a força esteja conosco!

 

Janaina Lucena

Working Hours

  • Monday9am - 6pm
  • Tuesday9am - 6pm
  • Wednesday9am - 6pm
  • Thursday9am - 6pm
  • Friday9am - 6pm
  • SaturdayClosed
  • SundayClosed
Teachers

Charlie Brown
Web Designer
My name is Ruth. I grew up and studied in…
Jackson James
Web Designer
Praesent varius orci at erat lobortis lacinia. Morbi lectus metus,…